quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sedentarismo mata tanto quanto tabagismo.


Será?

Escutei em uma rádio durante a manha de hoje, que, pessoas sedentárias têm altas chances de desenvolver algum tipo de doença que leva à morte, e que em até 9% dos casos de mortes no mundo, todos os anos, são relacionadas ao sedentarismo. Sendo assim, raciocinei: Estou morrendo aos poucos. Deus que me perdoe essa afirmação. Mas, como não faço uma atividade física decente a mais ou menos 30 dias, e que além de trabalhar de madrugada, e dormir o dia inteiro, e jogar horas de vídeo game, posso estar realmente numa situação de risco.

Partindo desse raciocínio, resolvi que, a partir de hoje, realizarei uma atividade física de 30 minutos por dia, seja andando pelo quarteirão, indo a pé comprar pão, fazendo flexões no quarto, e pretendo adquirir um Kinect para juntar a diversão com exercícios.

Agora vem a parte da crítica. Se em nossa cidade houvesse mais ciclovias, e condições para a prática do ciclismo, com certeza eu praticaria mais vezes o ato de pedalar, mas claro que não ligo o fato de eu ser sedentário com a falta de ciclovias. No Setor Universitário, recentemente foi inaugurada uma ciclovia, tomara que seja apenas o começo para a construção de ambientes para pedalar por toda a cidade.

Ser sedentário é ótimo, pelo menos para nossa mente. Já reparou o tanto que é mais confortável ter uma postura relaxada em uma cadeira, do que ficar ereto? Isso se relaciona ao sedentarismo quando pensamos, por exemplo, se posso ir de carro a padaria, por que ir de bicicleta, ou andando? O conforto nos engana, e prega peças.

Sendo assim, não pense que, você ai sentado no computador, durante horas, comendo seu Whooper Duplo com bacon (merchandising), mesmo fazendo uma caminhada de 30 minutos por semana, não vai ter uma vida saudável, além disso, mesmo sem fumar, as chances de morrer por problemas de saúde são grandes. Pense nisso, na vida, agora, e depois.

3 comentários:

  1. Tá bem, mas não espere a construção de ciclovias ou pistas de caminhada para começar a fazer exercícios físicos. Ou, talvez, seja essa a sua desculpa.

    E morrer não deve ser assim tão mal ahaha...

    “Roguemos, por favor, não se vá [a morte] embora. Porque a única condição que a espécie humana tem para continuar a viver é morrendo.” – José Saramago

    ResponderExcluir
  2. Não ligo a falta de ciclovias, diretamente, e como principal motivo de eu não pedalar. Mas seria um incentivo a mais. Mas quanto a morrer, claro, todos vamos. Mas não pretendo que seja por agora, se Deus quiser.

    Abraço. E obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Seguindo a lógica da existência ou não d'Ele, é melhor estar morto,no paraíso, não?

    ResponderExcluir